1- O que caracteriza como sendo uma Atividade
Física?
(A) É toda a movimentação produzida pela
musculatura esquelética com gasto expandido de energia, como nas atividades
domésticas, laborais e de lazer, exercícios e esportes.
(B) Você passa a ter menos resistência cardíaca com
a atividade física. Além disso, ocorre a perda de flexibilidade, redução de
glicogênio nos músculos e na atividade de enzimas, que fornecem energia para o
corpo.
(C) O ganho de peso é uma das características da
atividade física, possivelmente resultará na mudança da aparência e na baixa
autoestima.
(D) A atividade física acontece quando o corpo fica
em completo repouso, não existe queima de calorias, e consequentemente
resultará no aumento de peso.
(E) Não existe atividade física dentro do conceito
da educação física.
2- Como podemos identificar o Exercício Físico?
(A) O exercício físico não é um componente do
moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica,
desporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde,
(B) É uma atividade física previamente planejada,
orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos componentes da aptidão
física relacionada à saúde (resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força
muscular, flexibilidade e composição corporal), realizada repetidamente.
(C) O exercício físico faz mal ao corpo e a mente,
porque provoca um desgaste energético desnecessário no corpo.
(D) Exercício físico não deve ser praticado por
crianças até os 10 anos, porque ele retarda o crescimento e o desenvolvimento
motor.
(E) Os exercícios físicos feitos regularmente são
uma das coisas mais nocivas que você pode fazer para a sua saúde.
3- O que é Imagem Corporal
Positiva?
(A) Você não sente orgulho do seu
corpo e não aceita seu biótipo.
(B) Você quer ter o corpo de
outra pessoa.
(C) Você se sente confortável e
confiante em seu corpo.
(D) A imagem corporal positiva
simplesmente não existe,
(E) Você deseja fazer uma
cirurgia plástica.
4- Como podemos identificar o
Bullying?
(A) Pessoas que não foram
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência.
(B) Uma pessoa se sente sobre si
mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade
e bem-estar.
(C) Como você se sente em relação
ao seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.
(D) O que você acredita ser sua
própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).
(E) Pessoas que foram ou são
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso,
independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem
insatisfação corporal.
5- A imagem corporal pode ser
dividida em:
(A) Imagem corporal positiva e
imagem corporal neutra.
(B) Imagem corporal neutra e
imagem corporal negativa.
(C) Imagem corporal positiva e
imagem corporal negativa.
(D) Imagem corporal positiva e
imagem corporal relativa.
(E) Imagem corporal relativa e
imagem corporal negativa.
17- A hipertensão arterial ou pressão alta é uma
doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Sobre a
hipertensão marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) É uma síndrome metabólica geralmente
acompanhada por outras alterações, como obesidade. Uma pressão arterial
sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão.
( ) A hipertensão pode acontecer quando nossas
artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e
dilatar.
( ) Hoje, a hipertensão é a principal causa de
morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
( ) O diagnóstico de hipertensão é feito pela
medida da pressão. A forma mais comum é a medida casual, feita no consultório
com aparelhos manuais ou automáticos.
(A) V, V, V, V
(B) F, V, V, V
(C) V, V, V, V
(D) F, F, V, V
(E) V, F, V, F
18- Principais sintomas da
hipertensão: Marque apenas uma alternativa.
(A) Podem ocorrer dores
no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada
e sangramento nasal.
(B) Podem ocorrer dores
no peito, dores nas unhas da mão direita, tonturas, fraqueza, visão embaçada e
sangramento das mãos.
(C) Alivia as dores no
peito, acaba com a dor de cabeça e tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão
melhorada e sangramento nasal.
(D) Alivia as dores no
peito, com dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada
e fortalecimento do sistema circulatório.
(E) Como a hipertensão
não é uma doença, ela não deixa nenhum tipo de sintomas no organismo.
19- Como podemos definir a
hipertrofia muscular? Marque apenas uma alternativa.
(A) A diminuição
transversa do músculo, consequentemente a diminuição da massa muscular.
(B) É o aumento na secção
transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de
actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já
existentes.
(C) É a diminuição na
secção transversa do músculo, ou seja, diminui no tamanho e no número de
filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras
musculares já existentes.
(D) Responsável pelo
crescimento do corpo humano, a falte de hipertrofia provoca a diminuição da
estatura das pessoas.
(E) A hipertrofia
muscular está relacionada com a aglutinaria, ato desenfreado de comer.
20- Os exercícios podem ser
divididos em:
(A) Exercícios fracos ou
Exercícios fortes.
(B) Exercícios aeróbicos
ou Exercícios anaeróbicos
(C) Exercícios aeróbicos
ou Exercícios fracos.
(D) Exercícios fortes ou
Exercícios anaeróbicos
(E) Exercícios aéreo ou
Exercícios de solo.
1-Associe as colunas com
suas respectivas respostas.
(A) A MESA (
) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão
livre na
vertical e, na
descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do
sacador, passe
sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE (
) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo
uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA (
) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm
de altura,
devendo ser
de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE ( ) Deve ser feita de celuloide ou plástico
similar, nas cores branca ou laranja e
osca, pesar 2,7g
e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE (
) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo
uma
espessura
máxima de 2mm à 4mm.
A sequência correta da
coluna:
(A) A-B-C-D-E (B) A-C-B-D-E (C) E-A-B-C-D (D)
E-B-A-C-D (E) E-C-B-D-A
2- A não ser que a
partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.
( ) Errar o saque.
( ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
( ) A bola tocar em seu campo duas vezes
consecutivas.
( ) Ele
ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
( ) Tocar a superfície da mesa durante a
sequência.
Sequência correta da
questão 4 é:
(A) C-C-E-E-C (B) C-C-E-C-C (C) C-E-C-C-C (D)
C-C-C-C-C (E) E-E-E-E-E
3- Os principais métodos
de ensino aplicados ao tênis de mesa são:
(A) O método
futebolístico; o método alemão; o método sueco.
(B) O método japonês; o
método Tocantins; o método sueco.
(C) O método japonês; o
método alemão; o método sueco.
(D) O método japonês; o
método paraguaio; o método sueco.
(E) O método uruguaio; o
método brasileiro; o método sueco.
4-Sobre o método japonês
podemos afirmar:
(A) O método japonês é
utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é
proibido nas olimpíadas por ser muito violento.
(C) O método Japonês é
baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é
baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa
evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi
criado no Brasil.
5- Qual item abaixo
retrata a importância dos exercícios físicos para prevenção e combate de
patologias.
(A) A exercício físico
contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na
prevenção e combate de patologias.
(B) A prática de
atividade física não proporciona benefícios à composição corporal, prejudica a
saúde e a qualidade de vida.
(C) A prática de
exercícios físicos nunca deve estar vinculada a hábitos saudáveis e uma
alimentação adequada.
(D) O exercício físico
aumenta a produção de substâncias que atuam na destruição das células do
cérebro.
(E) Exercício físico não
tem nada a ver com a qualidade de vida, pois o sedentarismo é algo bom para as
pessoas.
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ADAPTAÇÃO 2ª SÉRIES |
Aluno
(a): |
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Serie:
2ª
Turma:
Turno: |
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Disciplina: Ed. Física
Professor (a): Márcio Ricardo |
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ATENÇÃO: Responda a
atividade no próprio material. |
ATIVIDADE
AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE
1.
Na sua opinião o vôlei de praia é mais difícil do que o vôlei de quadra? Por
quê?
R:
____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Sobre as regras do vôlei de praia podemos afirmar, marque V para as verdadeiras
e F para as falsas:
( ) jogo será vencido pela dupla que ganhar
dois sets.
( ) Vencerá o set a dupla que primeiro
alcançar 21 pontos, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos.
( ) Igual ao vôlei de quadra, há falta por
erro no posicionamento dos jogadores.
( ) Cada dupla tem direito a três tempo de um
minuto em cada set.
( ) Não há substituição de jogadores.
(A) F, V, V, V, F (B)
F, V, V, V, F (C) V, V, V, V, F (D)
V, V, F, F, V (E) F, F, V, V, F
3-
Regras do vôlei de praia: quais as dimensões da quadra no vôlei de praia?
(A)
A quadra de jogo tem dimensões de 18 por 9 metros.
(B)
A quadra de jogo tem dimensões de 16 por 8 metros.
(C)
A quadra de jogo tem dimensões de 16 por 9 metros.
(D)
A quadra de jogo tem dimensões de 18 por 8 metros.
(E)
A quadra de jogo tem dimensões de 14 por 7 metros.
4-
Para a disputa do vôlei de praia, a superfície da quadra deve ser composta de:
(A)
Composta por cimento nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.
(B)
Composta por brita nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.
(C)
Composta por água nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.
(D)
Composta por perdas niveladas, tão plana e uniforme quanto possível.
(E)
Composta por areia nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.
5-
Regras do vôlei de praia: principais fundamentos são?
(A) Arremesso; Recepção ou passe;
Levantamento; Ataque e Bloqueio
(B) Tiro de Meta; Recepção ou
passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio
(C) Saque; Recepção ou passe;
Levantamento; Ataque e Bloqueio
(D)
Saque; Arremesso ou passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio
(E) Saque; Recepção ou Tiro de
Canto; Levantamento; Ataque e Bloqueio
6-
A ginástica propõe movimentos específicos conforme os objetivos a serem
alcançados pelo praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica
é classificada como:
(A)
Ginástica, dança, pulo e de compensação.
(B)
Formativa, degenerativa, artística e de compensação.
(C)
Formativa, corretiva, devolutiva e de compensação.
(D)
Informativa, corretiva, artística e de compensação.
(E)
Formativa, corretiva, artística e de compensação.
7-
Que definição abaixo corresponde à ginástica formativa:
(A)
A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.
(B)
É aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que
desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a
coordenação.
(C)
É uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.
(D)
É aquela que não auxilia o desenvolvimento corporal. Retirando os movimentos
que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a
coordenação.
(E)
Formativa é a ginástica feita por pessoas formadas.
8-
A ginástica, umas das formas mais importantes de se praticar a Educação Física.
Segundo esse conceito podemos afirmar:
(A)
Composta de exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito
desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno
espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
(B)
Sem exercícios que possam ser realizados, assim podemos permitir um perfeito
desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno
espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
(C)
Composta de exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito
desenvolvimento do corpo e a desvantagem de só poderem ser praticados em
ginásio e locais abertos.
(D)
Composta de exercícios destruidores que se completam para permitir uma
desarmonia no desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita
num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
(E)
Composta de exercícios construídos somente para mulheres que se completam para
permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser
feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
9-
Que definição abaixo corresponde à ginástica formativa:
(A)
A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.
(B)
É aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que
desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a
coordenação.
(C)
É uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.
(D)
É aquela que não auxilia o desenvolvimento corporal. Retirando os movimentos
que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a
coordenação.
(E)
Formativa é a ginástica feita por pessoas formadas.
10-
Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A medicine ball é uma bola cheia de
areia que permite grande variedade de exercícios.
( ) A corda auxilia o desenvolvimento da
coordenação, da agilidade e da velocidade.
( ) Os bastões são usados na ginástica
formativa e na ginástica corretiva.
( ) A ginástica de compensação é indicada
para pessoas que desejam manter sua forma e suas funções.
( ) A ginástica formativa é aquela que se
destina a corrigir a postura das pessoas que, pelo trabalho ou por mau costume,
ficam em posturas incorretas.
(A) F, F, F, F, F (B) F, V, V , V, V (C) V, V, V , V, V (D) V, V, V , F, F (E) V, F, V , F, V
à
atividade física.
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ATIVIDADE 01 |
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não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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1- O que é Imagem Corporal Positiva?
(A) Você não sente orgulho do seu
corpo e não aceita seu biótipo.
(B) Você quer ter o corpo de outra
pessoa.
(C) Você se sente confortável e
confiante em seu corpo.
(D) A imagem corporal positiva simplesmente
não existe,
(E) Você deseja fazer uma cirurgia
plástica.
2- Como podemos identificar o
Bullying?
(A) Pessoas que não foram
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência.
(B) Uma pessoa se sente sobre si
mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a
felicidade e bem-estar.
(C) Como você se sente em relação ao
seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.
(D) O que você acredita ser sua
própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).
(E) Pessoas que foram ou são
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso,
independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem
insatisfação corporal.
3- Quando ocorre a imagem corporal
positiva?
(A) A imagem corporal positiva
ocorre quando uma pessoa é capaz de aceitar, apreciar e respeitar seu corpo.
(B) Uma pessoa que tem uma visão
negativa sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e
contribuir para a felicidade e bem-estar.
(C) Você não aceita o seu corpo,
incluindo a sua altura, forma e peso.
(D) O que você acredita ser sua
própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).
(E) Pessoas que foram ou são
ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso,
independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem
insatisfação corporal.
4- A imagem corporal pode ser
dividida em:
(A) Imagem corporal positiva e
imagem corporal neutra.
(B) Imagem corporal neutra e imagem
corporal negativa.
(C) Imagem corporal positiva e
imagem corporal negativa.
(D) Imagem corporal positiva e
imagem corporal relativa.
(E) Imagem corporal relativa e
imagem corporal negativa.
5- Na sua opinião como podemos ter
uma imagem corporal positiva:
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Como identificar a diabetes tipo 1?
(A) Sede desaparece; Pouca Urina;
Disposição e Força; Ganho de Peso sem Razão.
(B) Não existe diabetes tipo 1.
(C) Visão Turva; Fome Exagerada;
Formigamento nos Pés; Infecções Frequentes, má cicatrização das Feridas
(D) Aumento da Força Muscular, Diminuição
das infecções e cicatrização fácil.
(E) Sede em excesso; Urina frequente;
Cansaço e Fraqueza; Perda de Peso sem Razão
7- Como identificar a diabetes tipo 2?
(A) Sede desaparece; Pouca Urina;
Disposição e Força; Ganho de Peso sem Razão.
(B) Não existe diabetes tipo 1.
(C) Visão Turva; Fome Exagerada;
Formigamento nos Pés; Infecções Frequentes, má cicatrização das Feridas
(D) Aumento da Força Muscular, Diminuição
das infecções e cicatrização fácil.
(E) Sede em excesso; Urina frequente;
Cansaço e Fraqueza; Perda de Peso sem Razão
8- Sobre a diabetes tipo 1, é correto
afirmar?
(A) O pâncreas perde a capacidade de
produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico.
(B) O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de
90% dos pacientes com diabetes.
(C) É o aumento da resistência à ação da
insulina na gestação.
(D) A diabetes tipo 1 só se apresenta em
mulheres gravidas.
(E) A diabetes tipo 1 acontece em
decorrência de ter uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.
9- Pacientes com diabetes devem ser
orientados a:
(A) Manter uma alimentação saudável; praticar
atividades físicas
(B) Deve comer muito açúcar, e carnes
gordurosas.
(C) Não deve fazer nenhuma atividade
física, o sedentarismo é o melhor remédio.
(D) Deve comer uma vez ao dia, somente
verduras, assim não precisa fazer atividade física.
(E) Continuar vivendo sem se preocupar com
a diabetes.
10- Como você vê a diabetes hoje? Você
realmente precisa se preocupar com a diabetes?
R: ________________________________________________________________________________
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ATENÇÃO:
Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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Atividade avaliativa como parte da nota bimestral
1- As principais modalidades do atletismo
são:
(A) Corrida de bicicleta; Corridas com
obstáculos; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
(B) Corrida de Formula 1; Corridas com
obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; e Decatlo.
(C) Futsal; Vôlei; Basquete; Handebol e
Futebol de campo
(D) Corrida de pista; Corridas com
obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
(E) Corrida de cavalo; Corridas com
obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos; Decatlo e Heptatlo.
2- Dentro do atletismo, na corrida de
pista as principais provas são:
(A) 100 metros rasos, 200 metros rasos e
400 metros rasos; 800 metros e 1.500 metros; 5.000 metros e 10.000 metros;
Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
(B) 10 metros rasos, 20 metros rasos e 40
metros rasos; 80 metros e 150 metros; 500 metros e 1.000 metros; Maratona
(disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
(C) Formula 1; motocross; moto velocidade;
corrida de cavalos; todo tipo de corrida que envolve carro ou moto.
(D) Salto com vara; salto em distância;
salto triplo; salto em altura; arremessos de peso; martelo; disco e dardo.
(E) 1000 metros rasos, 2000 metros rasos e
4000 metros rasos; 8000 metros e 15.000 metros; 50.000 metros e 100.000 metros;
Maratona (disputada nas ruas): percurso de 420,19 km.
3- Os saltos no atletismo podem ser:
(A) Salto sobre o cavalo; salto triplo;
salto com vara; salto em altura
(B) Salto em distância; salto duplo; salto
triplo; salto quadruplo.
(C) Salto em distância; salto duplo; salto
sem vara; salto em altura
(D) Salto duplo; salto triplo; salto com
vara; salto em altura
(E) Salto em distância; salto triplo;
salto com vara; salto em altura
4- Podemos considerar como prova do
atletismo os seguintes arremessos e lançamentos:
(A) Existem cinco modalidades nesta
categoria: arremesso de peso e pedra, lançamento de dardo, martelo e disco.
(B) Existem quatro modalidades nesta
categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco.
(C) Existem apenas três modalidades nesta
categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.
(D) Existem quatro modalidades nesta
categoria: arremesso de peso, lançamento de flecha, de martelo e de disco.
(E) Existem quatro modalidades nesta
categoria: arremesso de pedra, lançamento de dardo, de serrote e de disco.
5- Decatlo, praticada por homens, numa
mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do
decatlo são:
(A) Corrida (200 metros), salto em
distância, salto em altura, lançamento de peso, 800 metros, 110 metros com
barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de
15.000 metros.
(B) Corrida de bicicleta; salto em
distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com
barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de
1500 metros.
(C) Corrida (100 metros), natação,
ciclismo, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento
de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
(D) Corrida (800 metros), salto em
distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com
barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de
1500 metros.
(E) Corrida (100 metros), salto em
distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com
barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de
1500 metros.
6- Heptatlo prova combinada somente para
mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo:
(A) 100 metros com barreira, lançamento de
peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200
metros e 800 metros.
(B) 100 metros com barreira, lançamento de
pedra, lançamento de flecha, salto em altura, salto em distância, corrida de
200 metros e 800 metros.
(C) 110 metros com barreira, lançamento de
pedra, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200
metros e 8000 metros.
(D) 100 metros com barreira, lançamento de
peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 400
metros e 8000 metros.
(E) 100 metros com barreira, lançamento de
peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200
metros e 800 metros.
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ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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1-
ENTORSE os ossos do esqueleto humano estão unidos aos outros através dos
músculos, mas as superfícies de contato são mantidas umas de encontro às outras
por meio dos ligamentos. É correto falar sobre a entorse:
(A)
A vítima de entorse não sente dor nenhuma na articulação afetada.
(B)
A vítima de entorse sente dor intensa na cabeça, provocando forte enxaqueca.
(C) A vítima de entorse sente dor
leve, bem leve na articulação afetada.
(D)
A vítima de entorse sente dor intensa na
articulação afetada.
(E)
Nenhuma das respostas estão corretas.
2-
Qual é o objetivo dos primeiros socorros?
(A)
Não tem objetivo nenhum.
(B)
Provocar dor no paciente, até a chegada dos médicos.
(C)
Ficar aconselhando a pessoa até a chegada dos médicos.
(D)
Fazer a pessoa ter consciência do ato que sofreu ou cometeu.
(E) O objetivo dos Primeiros Socorros é de
manter o paciente com vida ou até a chegada de socorro médico apropriado ou até
que o ferido chegue até um local onde possa ser dado o devido atendimento.
3-
Faça a associação entre as colunas:
(A)
ENTORSE ( ) É a perda de sangue devido ao rompimento
de um vaso sanguíneo, requer intervenção médica imediata.
(B)
INSOLAÇÃO ( ) Ferimentos são lesões que envolvem partes
superficiais da pele como: cortes, perfurações e arranhados.
(C) HEMORRAGIAS
( ) sintomas e sinais como tonturas,
enjoos, dor de cabeça, pele seca e quente, rosto avermelhado, febre alta, pulso
rápido e respiração difícil.
(D) FERIMENTOS (
) A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada.
(A)
A; D; B; C (B) B; C; D; A (C) B; C; A; D (D) A; C; B; D (E) C; B; D; A
4-
Quais são os materiais que servem para auxiliar a retirar da água uma vítima de
afogamento:
(A)
Materiais que permitem que a vítima flutue, pedra, cordas, pedaços de pau,
remo, etc.
(B)
Materiais que permitem que a vítima flutue, ferro, cordas, pedaços de pau,
remo. etc.
(C)
Materiais que permitem que a vítima flutue, papel, cordas, pedaços de pau,
remo. etc.
(D)
Materiais que permitem que a vítima flutue, trilho de ferro, cordas, pedaços de
pau, remo. etc.
(E)
Materiais que permitem que a vítima
flutue, boia, cordas, pedaços de pau, remo. etc.
5-
Qual a importância em ter o conhecimento de primeiros socorros para você?
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ATENÇÃO:
Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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Origem do Handebol: O handebol é um esporte coletivo
que foi criado na Alemanha pelo
professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas
pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma
competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
1-
Como começou a ser praticado o handebol?
(A)
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em quadras
parecidas com de futebol de salão. Assim como no futebol de campo, cada equipe
de handebol era composta por onze jogadores.
(B)
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidas
com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era
composta por onze jogadores.
(C)
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em piscinas
parecidas com o Polo aquático. Assim como no futebol de piscina, cada equipe de
handebol era composta por onze jogadores.
(D)
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em ginásios
poliesportivos. Assim como no futsal, cada equipe de handebol era composta por
cinco jogadores.
(E)
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados
parecidas com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de
handebol era composta por cinco jogadores.
2-
Fatos importantes da história do handebol:
(A)
Nas Olimpíadas de Berlim (2016), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi
a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após
derrotar a Áustria por 10 a 6.
(B)
Brasil foi campeão nas primeiras olimpíadas que o handebol participou.
(C)
O Handebol fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936
(D)
No ano de 2020, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados,
passando o esporte ser realizado somente em salão.
(E)
Em 1886, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte
Olímpico.
3-
O handebol começou a ser praticado no Brasil por que estado brasileiro?
(B)
Rio de Janeiro
(C)
Maranhão
(D)
São Paulo
(E)
Minas Gerais
4-
Sobre a quadra de handebol é correto afirmar:
(A)
Ela tem 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.
(B)
Ela tem 20 metros de comprimento por 40 metros de largura.
(C)
Ela tem 200 metros de comprimento por 400 metros de largura.
(D)
Ela tem 30 metros de comprimento por 15 metros de largura.
(E)
Ela tem 400 metros de comprimento por 200 metros de largura.
5-
Em que país começou a ser jogado o Handebol?
(A)
Alemanha
(B)
Brasil
(C)
Uruguai
(D)
Estados Unidos
(E)
China
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ATENÇÃO:
Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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1- Como podemos definir a hipertrofia muscular?
Marque apenas uma alternativa.
(A) A diminuição transversa do músculo,
consequentemente a diminuição da massa muscular.
(B) É o aumento na secção transversa do músculo, ou
seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição
de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.
(C) É a diminuição na secção transversa do músculo,
ou seja, diminui no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e
adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.
(D) Responsável pelo crescimento do corpo humano, a
falte de hipertrofia provoca a diminuição da estatura das pessoas.
(E) A hipertrofia muscular está relacionada com a
glutonaria, ato desenfreado de comer.
2- Que alternativa abaixo representa Potência
muscular? Marque apenas uma alternativa.
(A) Potência muscular não existe no ser humano, ela
está representada somente na estrutura dos animais quadrupedes.
(B) E a combinação existente entre o aspecto interno
e externo, dependendo unicamente da natureza.
(C) É a combinação entre a velocidade e a força.
Quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada.
(D) É a utilização dos músculos em relaxamento e
descanso, só assim podemos medir a potência muscular.
(E) A potência muscular não pode ser determinada com
um único movimento (como nos levantamentos de peso) muito menos com uma série
de movimentos aeróbios, utilizando um pequeno número de movimentos repetitivos.
3- Os exercícios podem ser divididos em:
(A) Exercícios fracos ou Exercícios fortes.
(B) Exercícios aeróbicos ou Exercícios anaeróbicos
(C) Exercícios aeróbicos ou Exercícios fracos.
(D) Exercícios fortes ou Exercícios anaeróbicos
(E) Exercícios aéreo ou Exercícios de solo.
4- Escreva o que você entendeu sobre exercícios
aeróbicos?
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Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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2-
O Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do Springfield
College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Basquetebol, também
conhecido como:
(A)
bola-ao-cesto ou cesto-bola.
(B)
Bolinha e bolão.
(C)
Bola na caçapa ou bola no buraco.
(D)
Bola no gol, ou fora do gol.
(E)
O basquete nunca foi chamado por outro nome.
3-
Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, em relação ao basquete:
( ) O Basquete surgiu em 1891, pelo professor
James Naismith do Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da
América.
( ) De acordo com as novas regras da FIBA, a
quadra deve ser de 28 metros e a largura de 15 metros.
( ) Os principais fundamentos do basquete
são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote..
( ) Uma partida de Basquetebol é jogada com
os pés e o objetivo é fazer o gol.
(A)
F; F; V; V (B) V; F; V; V (C) V; V; V; V (D) V; V; V; F (E) F; F; F; V
4-
É correto afirmar sobre o basquete:
(A)
O jogo tem 5 sets sendo quatro sets de 25 pontos e o 5º set de 15 pontos
(B)
O Basquetebol é um esporte coletivo jogado por duas equipes de 5 jogadores
cada.
(C)
O jogo tem seis atletas de cada lado da quadra.
(D)
A substituição só pode ser feita com a autorização do árbitro.
(E)
Pode ser praticado somente por homens, sendo proibida a participação das
mulheres.
5- O basquete surgiu em que país?
(A)
China.
(B)
Japão.
(C)
Estados Unidos.
(D)
Brasil.
(E)
Inglaterra.
6-
O Basquete surgiu em 1891 pelo professor:
(A)
Pelo americano James Naismith.
(B)
Pelo espanhol James Naismith.
(C)
Pelo brasileiro James Naismith.
(D)
Pelo Chinês James Naismith.
(E)
Pelo canadense James Naismith.
7-
Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Após uma cesta convertida a reposição
deve ser feita atrás da linha de fundo.
( ) No início de cada período ou após um
lance livre resultante de falta técnica, antidesportiva ou desqualificante a
reposição de bola será feita no prolongamento da linha central da quadra, fora
da quadra.
( ) Cesta de um Lance Livre vale 01 ponto.
( ) Cesta convertida na região delimitada
pela linha de 3 vale 02 pontos.
( ) Cesta convertida fora da região
delimitada pela linha de 3 vale 03 pontos.
(A) F, F, F, F, F (B) F, V, V , V, V (C) V, V, V , V, V (D) V, V, V , F, F (E) V, F, V , F, V
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ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
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2- Marque (V) para as verdadeiras e (F)
para as falsas, qual a diferença entre o vôlei de quadra e o vôlei de praia:
(
) O ambiente do vôlei de praia é aberto e sobre a areia, enquanto o
ambiente do vôlei é uma quadra.
(
) No vôlei de praia, o bloqueio é contado como um dos três toques
permitidos para cada equipe.
(
) O vôlei de praia é jogado em duplas e não há substituições, enquanto o
vôlei de quadra conta com 6 jogadores em campo e 6 jogadores reserva.
( ) Nos dois primeiros sets, as equipes trocam
de lado na quadra de sete em sete pontos conquistados por qualquer uma delas.
(A) F; F; V; V (B) V; F; V; V (C) F; V; V; V (D) V; V; V; V (E) F; F; F; V
3- Qual afirmativa abaixo faz parte das
regras do vôlei de praia:
(A) O saque pode ser executado em qualquer
região do fundo da quadra.
(B) O saque pode ser executado em qualquer
região na lateral da quadra.
(C) O saque pode ser executado com os pés
em qualquer região do fundo da quadra.
(D) O saque pode
ser executado sempre pelo mesmo jogador em qualquer região do fundo da quadra.
(E) O saque não pode ser executado em
qualquer região do fundo da quadra.
4- É correto afirmar sobre o vôlei de
praia:
(A) O jogo tem 5 sets sendo quatro sets de
25 pontos e o 5º set de 15 pontos
(B) Pode ser praticado somente por homens,
sendo proibido a participação de mulheres.
(C) O jogo tem seis atletas de cada lado
da quadra.
(D) A substituição só pode ser feita com a
autorização do árbitro.
(E) Pode ser praticado tanto por homens
quanto mulheres.
5- Na sua opinião quais os benefícios para
uma pessoa humana que pratica o vôlei de praia?
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ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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1. Qual é o seu nome completo e a turma que você
frequenta?
Nome: ______________________________________________________
Turma: ____________
2- O sistema de locomoção do corpo humano é composto
por dois sistemas, quais são?
(A) O sistema muscular e o sistema esquelético fazem
parte do sistema locomotor.
(B) Formado pela caixa craniana, coluna vertebral
caixa torácica.
(C) Formado pelo sistema aquático e terrestre.
(D) Formado pela laringe e faringe.
(E) Formado pelo sistema circulatório e sistema
esquelético.
3- Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(1) O
músculo liso
(2) O
músculo estriado cardíaco
(3) Músculo
esquelético estriado ou voluntário
( ) Músculo
é avermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos
indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a
45% do peso corporal total.
( ) O
músculo cardíaco constitui o miocárdio (músculo do coração) e apresenta
contração involuntária.
( ) O músculo é encontrado na parede de órgãos
ocos, e apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente
nos animais invertebrados.
A sequência correta entre a 2º coluna e 1º é esta:
(A) 3; 2; 1 (B)
2; 3; 1 (C) 3; 1; 2 (D) 2; 1; 3 (E) 1; 2; 3
4- Sobre o Sistema circulatório, marque apenas a
alternativa correta:
(A) O aparelho circulatório não é responsável pelo
fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos.
(B) O sistema circulatório é percorrido pelo sangue
através das artérias, dos capilares e das veias.
(C) O aparelho circulatório, também exerce a função
de obstruir as artérias do coração.
(D) A morte do sistema circulatório inicia-se no
princípio da vida fetal.
(E) Calcula-se que uma porção determinada de sangue
complete seu trajeto passando pelo coração em um período aproximado de 60 anos.
5- Qual a função do sistema RESPIRATÓRIO?
(A) Sistema que se encontram diferentes glândulas
importantíssimas para o corpo humano. Tais glândulas possuem funções tais como
o metabolismo, crescimento e função sexual.
(B) É encontrado na parede de órgãos ocos, e
apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente nos
animais invertebrados.
(C) controla as ações voluntárias e involuntárias do
corpo humano. O sistema é divido em Sistema Nervoso Central e Periférico.
(D) Sistema responsável pela digestão dos alimentos
consumidos pelo ser humano
(E) O sistema respiratório humano é constituído por
um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora
das cavidades pulmonares.
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Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
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1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
(A) A MESA
( ) A bola deve ser lançada
para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na
vertical e, na
descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do
sacador, passe
sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE
( ) Têm 2,74m de comprimento e
1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo
uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA
( ) Estende-se por 15,25cm além
das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
devendo ser
de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE (
) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou
laranja e
osca, pesar 2,7g
e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE
( ) O lado usado para bater na
bola deve ser coberto com borracha tendo uma
espessura
máxima de 2mm à 4mm.
A sequência correta da coluna:
(A) A-B-C-D-E
(B) A-C-B-D-E (C)
E-A-B-C-D (D) E-B-A-C-D (E)
E-C-B-D-A
2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale
ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras
as erradas.
( ) Errar o
saque.
( ) Tocar
na bola duas vezes consecutivas.
( ) A bola
tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
( ) Ele ou
a raquete tocar a rede ou seus suportes.
( ) Tocar a
superfície da mesa durante a sequência.
Sequência correta da questão:
(A) C-C-E-E-C (B)
C-C-E-C-C (C) C-E-C-C-C (D) C-C-C-C-C (E) E-E-E-E-E
3- Os principais métodos de ensino aplicados ao
tênis de mesa são:
(A) O método futebolístico; o método alemão; o
método sueco.
(B) O método japonês; o método Tocantins; o método
sueco.
(C) O método japonês; o método alemão; o método
sueco.
(D) O método japonês; o método paraguaio; o método
sueco.
(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método
sueco.
4-Sobre o método japonês podemos afirmar:
(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por
ser muito violento.
(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na
indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é baseado na repetição, na
disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi criado no Brasil.
Fonte
para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br
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não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
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1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
(A) A MESA
( ) A bola deve ser lançada
para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na
vertical e, na
descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do
sacador, passe
sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE
( ) Têm 2,74m de comprimento e
1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo
uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA
( ) Estende-se por 15,25cm além
das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
devendo ser
de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE (
) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou
laranja e
osca, pesar 2,7g
e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE
( ) O lado usado para bater na
bola deve ser coberto com borracha tendo uma
espessura
máxima de 2mm à 4mm.
A sequência correta da coluna:
(A) A-B-C-D-E
(B) A-C-B-D-E (C)
E-A-B-C-D (D) E-B-A-C-D (E)
E-C-B-D-A
2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale
ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras
as erradas.
( ) Errar o
saque.
( ) Tocar
na bola duas vezes consecutivas.
( ) A bola
tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
( ) Ele ou
a raquete tocar a rede ou seus suportes.
( ) Tocar a
superfície da mesa durante a sequência.
Sequência correta da questão:
(A) C-C-E-E-C (B)
C-C-E-C-C (C) C-E-C-C-C (D) C-C-C-C-C (E) E-E-E-E-E
3- Os principais métodos de ensino aplicados ao
tênis de mesa são:
(A) O método futebolístico; o método alemão; o
método sueco.
(B) O método japonês; o método Tocantins; o método
sueco.
(C) O método japonês; o método alemão; o método
sueco.
(D) O método japonês; o método paraguaio; o método
sueco.
(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método
sueco.
4-Sobre o método japonês podemos afirmar:
(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por
ser muito violento.
(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na
indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é baseado na repetição, na
disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi criado no Brasil.
Fonte
para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br
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1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
(A) A MESA
( ) A bola deve ser lançada
para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na
vertical e, na
descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do
sacador, passe
sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE
( ) Têm 2,74m de comprimento e
1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo
uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA
( ) Estende-se por 15,25cm além
das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
devendo ser
de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE (
) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou
laranja e
osca, pesar 2,7g
e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE
( ) O lado usado para bater na
bola deve ser coberto com borracha tendo uma
espessura
máxima de 2mm à 4mm.
A sequência correta da coluna:
(A) A-B-C-D-E
(B) A-C-B-D-E (C)
E-A-B-C-D (D) E-B-A-C-D (E)
E-C-B-D-A
2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale
ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras
as erradas.
( ) Errar o
saque.
( ) Tocar
na bola duas vezes consecutivas.
( ) A bola
tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
( ) Ele ou
a raquete tocar a rede ou seus suportes.
( ) Tocar a
superfície da mesa durante a sequência.
Sequência correta da questão:
(A) C-C-E-E-C (B)
C-C-E-C-C (C) C-E-C-C-C (D) C-C-C-C-C (E) E-E-E-E-E
3- Os principais métodos de ensino aplicados ao
tênis de mesa são:
(A) O método futebolístico; o método alemão; o
método sueco.
(B) O método japonês; o método Tocantins; o método
sueco.
(C) O método japonês; o método alemão; o método
sueco.
(D) O método japonês; o método paraguaio; o método
sueco.
(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método
sueco.
4-Sobre o método japonês podemos afirmar:
(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por
ser muito violento.
(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na
indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é baseado na repetição, na
disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi criado no Brasil.
Fonte
para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br
Bom Trabalho!
Centro de Ensino Médio Castro Alves cemcastroalves@ue.seduc.to.gov.br Fones: 3218-6240/3218-6241/3218-6266/3218-6267 |
|
PROJETO TUTORIA |
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||
Aluno (a): |
|||||
Serie: 3ª |
Turma: |
|
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Disciplina: Ed. Física
Professor: Márcio Ricardo |
|||||
ATENÇÃO:
Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha
não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4
ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também
nessa folha. |
|||||
1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
(A) A MESA
( ) A bola deve ser lançada
para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na
vertical e, na
descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do
sacador, passe
sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE
( ) Têm 2,74m de comprimento e
1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor
escura e fosca, tendo
uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA
( ) Estende-se por 15,25cm além
das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
devendo ser
de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE (
) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou
laranja e
osca, pesar 2,7g
e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE
( ) O lado usado para bater na
bola deve ser coberto com borracha tendo uma
espessura
máxima de 2mm à 4mm.
A sequência correta da coluna:
(A) A-B-C-D-E
(B) A-C-B-D-E (C)
E-A-B-C-D (D) E-B-A-C-D (E)
E-C-B-D-A
2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale
ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras
as erradas.
( ) Errar o
saque.
( ) Tocar
na bola duas vezes consecutivas.
( ) A bola
tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
( ) Ele ou
a raquete tocar a rede ou seus suportes.
( ) Tocar a
superfície da mesa durante a sequência.
Sequência correta da questão:
(A) C-C-E-E-C (B)
C-C-E-C-C (C) C-E-C-C-C (D) C-C-C-C-C (E) E-E-E-E-E
3- Os principais métodos de ensino aplicados ao
tênis de mesa são:
(A) O método futebolístico; o método alemão; o
método sueco.
(B) O método japonês; o método Tocantins; o método
sueco.
(C) O método japonês; o método alemão; o método
sueco.
(D) O método japonês; o método paraguaio; o método
sueco.
(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método
sueco.
4-Sobre o método japonês podemos afirmar:
(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por
ser muito violento.
(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na
indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é baseado na repetição, na
disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi criado no Brasil.
Fonte
para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br
Bom Trabalho!
V
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