sexta-feira, 6 de junho de 2025

BANCO DE QUESTÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO

 

1- O que caracteriza como sendo uma Atividade Física?

(A) É toda a movimentação produzida pela musculatura esquelética com gasto expandido de energia, como nas atividades domésticas, laborais e de lazer, exercícios e esportes.

(B) Você passa a ter menos resistência cardíaca com a atividade física. Além disso, ocorre a perda de flexibilidade, redução de glicogênio nos músculos e na atividade de enzimas, que fornecem energia para o corpo.

(C) O ganho de peso é uma das características da atividade física, possivelmente resultará na mudança da aparência e na baixa autoestima.

(D) A atividade física acontece quando o corpo fica em completo repouso, não existe queima de calorias, e consequentemente resultará no aumento de peso.

(E) Não existe atividade física dentro do conceito da educação física.

 

2- Como podemos identificar o Exercício Físico?

(A) O exercício físico não é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, desporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde,

(B) É uma atividade física previamente planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos componentes da aptidão física relacionada à saúde (resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força muscular, flexibilidade e composição corporal), realizada repetidamente.

(C) O exercício físico faz mal ao corpo e a mente, porque provoca um desgaste energético desnecessário no corpo.

(D) Exercício físico não deve ser praticado por crianças até os 10 anos, porque ele retarda o crescimento e o desenvolvimento motor.

(E) Os exercícios físicos feitos regularmente são uma das coisas mais nocivas que você pode fazer para a sua saúde.

 

3- O que é Imagem Corporal Positiva?

(A) Você não sente orgulho do seu corpo e não aceita seu biótipo.

(B) Você quer ter o corpo de outra pessoa.

(C) Você se sente confortável e confiante em seu corpo.

(D) A imagem corporal positiva simplesmente não existe,

(E) Você deseja fazer uma cirurgia plástica.

 

4- Como podemos identificar o Bullying?

(A) Pessoas que não foram ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência.

(B) Uma pessoa se sente sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade e bem-estar.

(C) Como você se sente em relação ao seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.

(D) O que você acredita ser sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).

(E) Pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.

 

5- A imagem corporal pode ser dividida em:

(A) Imagem corporal positiva e imagem corporal neutra.

(B) Imagem corporal neutra e imagem corporal negativa.

(C) Imagem corporal positiva e imagem corporal negativa.

(D) Imagem corporal positiva e imagem corporal relativa.

(E) Imagem corporal relativa e imagem corporal negativa.


17- A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Sobre a hipertensão marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.

(   ) É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão.

(   ) A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar.

(   ) Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

(   ) O diagnóstico de hipertensão é feito pela medida da pressão. A forma mais comum é a medida casual, feita no consultório com aparelhos manuais ou automáticos.

 

(A) V, V, V, V

(B) F, V, V, V

(C) V, V, V, V

(D) F, F, V, V

(E) V, F, V, F

 

18- Principais sintomas da hipertensão: Marque apenas uma alternativa.

(A) Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

(B) Podem ocorrer dores no peito, dores nas unhas da mão direita, tonturas, fraqueza, visão embaçada e sangramento das mãos.

(C) Alivia as dores no peito, acaba com a dor de cabeça e tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão melhorada e sangramento nasal.

(D) Alivia as dores no peito, com dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e fortalecimento do sistema circulatório.

(E) Como a hipertensão não é uma doença, ela não deixa nenhum tipo de sintomas no organismo.

 

19- Como podemos definir a hipertrofia muscular? Marque apenas uma alternativa.

(A) A diminuição transversa do músculo, consequentemente a diminuição da massa muscular.

(B) É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.

(C) É a diminuição na secção transversa do músculo, ou seja, diminui no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.

(D) Responsável pelo crescimento do corpo humano, a falte de hipertrofia provoca a diminuição da estatura das pessoas.

(E) A hipertrofia muscular está relacionada com a aglutinaria, ato desenfreado de comer.

 

20- Os exercícios podem ser divididos em:

(A) Exercícios fracos ou Exercícios fortes.

(B) Exercícios aeróbicos ou Exercícios anaeróbicos

(C) Exercícios aeróbicos ou Exercícios fracos.

(D) Exercícios fortes ou Exercícios anaeróbicos

(E) Exercícios aéreo ou Exercícios de solo.


1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.

(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na    

                           vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do

                            sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.                               

(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor

                          escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.                             

(C) A BOLA     (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,

                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e

                               osca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.                                  

(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma

                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

 

A sequência correta da coluna:

(A) A-B-C-D-E          (B) A-C-B-D-E          (C) E-A-B-C-D          (D) E-B-A-C-D            (E) E-C-B-D-A

 

2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.

(    ) Errar o saque.

(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

Sequência correta da questão 4 é:

(A) C-C-E-E-C           (B) C-C-E-C-C           (C) C-E-C-C-C           (D) C-C-C-C-C            (E) E-E-E-E-E

 

3- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:

(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.

(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.

(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.

(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

 

4-Sobre o método japonês podemos afirmar:

(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.

(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.

(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.

(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

 

5- Qual item abaixo retrata a importância dos exercícios físicos para prevenção e combate de patologias.

(A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.

(B) A prática de atividade física não proporciona benefícios à composição corporal, prejudica a saúde e a qualidade de vida.

(C) A prática de exercícios físicos nunca deve estar vinculada a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.

(D) O exercício físico aumenta a produção de substâncias que atuam na destruição das células do cérebro.

(E) Exercício físico não tem nada a ver com a qualidade de vida, pois o sedentarismo é algo bom para as pessoas.

 

 

 

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ADAPTAÇÃO

2ª SÉRIES

Aluno (a):

Serie: 2ª                                                 Turma:                                                   Turno:

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor (a): Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material.  

 

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE

1. Na sua opinião o vôlei de praia é mais difícil do que o vôlei de quadra? Por quê?

R: ____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Sobre as regras do vôlei de praia podemos afirmar, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

(   ) jogo será vencido pela dupla que ganhar dois sets.

(   ) Vencerá o set a dupla que primeiro alcançar 21 pontos, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos.

(   ) Igual ao vôlei de quadra, há falta por erro no posicionamento dos jogadores.

(   ) Cada dupla tem direito a três tempo de um minuto em cada set.

(    ) Não há substituição de jogadores.

(A) F, V, V, V, F         (B) F, V, V, V, F         (C) V, V, V, V, F         (D) V, V, F, F, V        (E) F, F, V, V, F

 

3- Regras do vôlei de praia: quais as dimensões da quadra no vôlei de praia?

(A) A quadra de jogo tem dimensões de 18 por 9 metros.

(B) A quadra de jogo tem dimensões de 16 por 8 metros.

(C) A quadra de jogo tem dimensões de 16 por 9 metros.

(D) A quadra de jogo tem dimensões de 18 por 8 metros.

(E) A quadra de jogo tem dimensões de 14 por 7 metros.

 

4- Para a disputa do vôlei de praia, a superfície da quadra deve ser composta de:

(A) Composta por cimento nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.

(B) Composta por brita nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.

(C) Composta por água nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.

(D) Composta por perdas niveladas, tão plana e uniforme quanto possível.

(E) Composta por areia nivelada, tão plana e uniforme quanto possível.

 

5- Regras do vôlei de praia: principais fundamentos são?

(A) Arremesso; Recepção ou passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio

(B) Tiro de Meta; Recepção ou passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio

(C) Saque; Recepção ou passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio

(D) Saque; Arremesso ou passe; Levantamento; Ataque e Bloqueio

(E) Saque; Recepção ou Tiro de Canto; Levantamento; Ataque e Bloqueio

 

6- A ginástica propõe movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica é classificada como:

(A) Ginástica, dança, pulo e de compensação.

(B) Formativa, degenerativa, artística e de compensação.

(C) Formativa, corretiva, devolutiva e de compensação.

(D) Informativa, corretiva, artística e de compensação.

(E) Formativa, corretiva, artística e de compensação.

 

7- Que definição abaixo corresponde à ginástica formativa:

(A) A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.

(B) É aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.

(C) É uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.

(D) É aquela que não auxilia o desenvolvimento corporal. Retirando os movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.

(E) Formativa é a ginástica feita por pessoas formadas.

 

8- A ginástica, umas das formas mais importantes de se praticar a Educação Física. Segundo esse conceito podemos afirmar:

(A) Composta de exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.

(B) Sem exercícios que possam ser realizados, assim podemos permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.

(C) Composta de exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e a desvantagem de só poderem ser praticados em ginásio e locais abertos.

(D) Composta de exercícios destruidores que se completam para permitir uma desarmonia no desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.

(E) Composta de exercícios construídos somente para mulheres que se completam para permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.

 

9- Que definição abaixo corresponde à ginástica formativa:

(A) A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.

(B) É aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.

(C) É uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.

(D) É aquela que não auxilia o desenvolvimento corporal. Retirando os movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.

(E) Formativa é a ginástica feita por pessoas formadas.

 

10- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

(     ) A medicine ball é uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.

(     ) A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.

(     ) Os bastões são usados na ginástica formativa e na ginástica corretiva.

(     ) A ginástica de compensação é indicada para pessoas que desejam manter sua forma e suas funções.

(     ) A ginástica formativa é aquela que se destina a corrigir a postura das pessoas que, pelo trabalho ou por mau costume, ficam em posturas incorretas.

 

(A) F, F, F, F, F    (B) F, V, V , V, V         (C) V, V, V , V, V       (D) V, V, V , F, F       (E) V, F, V , F, V

 

à atividade física.

 

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ATIVIDADE 01

educação fisica (1) - FAESP

Aluno (a):

Serie: 1ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1- O que é Imagem Corporal Positiva?

(A) Você não sente orgulho do seu corpo e não aceita seu biótipo.

(B) Você quer ter o corpo de outra pessoa.

(C) Você se sente confortável e confiante em seu corpo.

(D) A imagem corporal positiva simplesmente não existe,

(E) Você deseja fazer uma cirurgia plástica.

 

2- Como podemos identificar o Bullying?

(A) Pessoas que não foram ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência.

(B) Uma pessoa se sente sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade e bem-estar.

(C) Como você se sente em relação ao seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.

(D) O que você acredita ser sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).

(E) Pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.

 

3- Quando ocorre a imagem corporal positiva?

(A) A imagem corporal positiva ocorre quando uma pessoa é capaz de aceitar, apreciar e respeitar seu corpo.

(B) Uma pessoa que tem uma visão negativa sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade e bem-estar.

(C) Você não aceita o seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.

(D) O que você acredita ser sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).

(E) Pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.

educação fisica (1) - FAESP 

4- A imagem corporal pode ser dividida em:

(A) Imagem corporal positiva e imagem corporal neutra.

(B) Imagem corporal neutra e imagem corporal negativa.

(C) Imagem corporal positiva e imagem corporal negativa.

(D) Imagem corporal positiva e imagem corporal relativa.

(E) Imagem corporal relativa e imagem corporal negativa.

 

5- Na sua opinião como podemos ter uma imagem corporal positiva:

 

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6- Como identificar a diabetes tipo 1?

(A) Sede desaparece; Pouca Urina; Disposição e Força; Ganho de Peso sem Razão.

(B) Não existe diabetes tipo 1.

(C) Visão Turva; Fome Exagerada; Formigamento nos Pés; Infecções Frequentes, má cicatrização das Feridas

(D) Aumento da Força Muscular, Diminuição das infecções e cicatrização fácil.

(E) Sede em excesso; Urina frequente; Cansaço e Fraqueza; Perda de Peso sem Razão

 

7- Como identificar a diabetes tipo 2?

(A) Sede desaparece; Pouca Urina; Disposição e Força; Ganho de Peso sem Razão.

(B) Não existe diabetes tipo 1.

(C) Visão Turva; Fome Exagerada; Formigamento nos Pés; Infecções Frequentes, má cicatrização das Feridas

(D) Aumento da Força Muscular, Diminuição das infecções e cicatrização fácil.

(E) Sede em excesso; Urina frequente; Cansaço e Fraqueza; Perda de Peso sem Razão

 

8- Sobre a diabetes tipo 1, é correto afirmar?

(A) O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico.

(B) O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

(C) É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação.

(D) A diabetes tipo 1 só se apresenta em mulheres gravidas.

(E) A diabetes tipo 1 acontece em decorrência de ter uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.

 

9- Pacientes com diabetes devem ser orientados a:

(A) Manter uma alimentação saudável; praticar atividades físicas

(B) Deve comer muito açúcar, e carnes gordurosas.

(C) Não deve fazer nenhuma atividade física, o sedentarismo é o melhor remédio.

(D) Deve comer uma vez ao dia, somente verduras, assim não precisa fazer atividade física.

(E) Continuar vivendo sem se preocupar com a diabetes.

 

10- Como você vê a diabetes hoje? Você realmente precisa se preocupar com a diabetes?

R: ________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________


 

 

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PROJETO TUTORIA

educação fisica (1) - FAESP

Aluno (a):

Serie: 1ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

 

Atividade avaliativa como parte da nota bimestral

 

1- As principais modalidades do atletismo são:

(A) Corrida de bicicleta; Corridas com obstáculos; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.

(B) Corrida de Formula 1; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; e Decatlo.

(C) Futsal; Vôlei; Basquete; Handebol e Futebol de campo

(D) Corrida de pista; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.

(E) Corrida de cavalo; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos; Decatlo e Heptatlo.

 

2- Dentro do atletismo, na corrida de pista as principais provas são:

(A) 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos; 800 metros e 1.500 metros; 5.000 metros e 10.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

(B) 10 metros rasos, 20 metros rasos e 40 metros rasos; 80 metros e 150 metros; 500 metros e 1.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

(C) Formula 1; motocross; moto velocidade; corrida de cavalos; todo tipo de corrida que envolve carro ou moto.

(D) Salto com vara; salto em distância; salto triplo; salto em altura; arremessos de peso; martelo; disco e dardo.

(E) 1000 metros rasos, 2000 metros rasos e 4000 metros rasos; 8000 metros e 15.000 metros; 50.000 metros e 100.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 420,19 km.

 

3- Os saltos no atletismo podem ser:

(A) Salto sobre o cavalo; salto triplo; salto com vara; salto em altura

(B) Salto em distância; salto duplo; salto triplo; salto quadruplo.

(C) Salto em distância; salto duplo; salto sem vara; salto em altura

(D) Salto duplo; salto triplo; salto com vara; salto em altura

(E) Salto em distância; salto triplo; salto com vara; salto em altura

 

4- Podemos considerar como prova do atletismo os seguintes arremessos e lançamentos:

(A) Existem cinco modalidades nesta categoria: arremesso de peso e pedra, lançamento de dardo, martelo e disco.

(B) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco.

(C) Existem apenas três modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.

(D) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de flecha, de martelo e de disco.

(E) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de pedra, lançamento de dardo, de serrote e de disco.

 

5- Decatlo, praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são:

(A) Corrida (200 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 800 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 15.000 metros.

(B) Corrida de bicicleta; salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.

(C) Corrida (100 metros), natação, ciclismo, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.

(D) Corrida (800 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.

(E) Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.

 

6- Heptatlo prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo:

(A) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

(B) 100 metros com barreira, lançamento de pedra, lançamento de flecha, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

(C) 110 metros com barreira, lançamento de pedra, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 8000 metros.

(D) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 400 metros e 8000 metros.

(E) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

 

 

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PROJETO TUTORIA

educação fisica (1) - FAESP

Aluno (a):

Serie: 1ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1- ENTORSE os ossos do esqueleto humano estão unidos aos outros através dos músculos, mas as superfícies de contato são mantidas umas de encontro às outras por meio dos ligamentos. É correto falar sobre a entorse:

(A) A vítima de entorse não sente dor nenhuma na articulação afetada.

(B) A vítima de entorse sente dor intensa na cabeça, provocando forte enxaqueca.

educação fisica (1) - FAESP(C) A vítima de entorse sente dor leve, bem leve na articulação afetada.

(D) A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada.

(E) Nenhuma das respostas estão corretas.

 

2- Qual é o objetivo dos primeiros socorros?

(A) Não tem objetivo nenhum.

(B) Provocar dor no paciente, até a chegada dos médicos.

(C) Ficar aconselhando a pessoa até a chegada dos médicos.

(D) Fazer a pessoa ter consciência do ato que sofreu ou cometeu.

(E) O objetivo dos Primeiros Socorros é de manter o paciente com vida ou até a chegada de socorro médico apropriado ou até que o ferido chegue até um local onde possa ser dado o devido atendimento.

 

3- Faça a associação entre as colunas:

(A) ENTORSE      (   ) É a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, requer intervenção médica imediata.

(B) INSOLAÇÃO   (   ) Ferimentos são lesões que envolvem partes superficiais da pele como: cortes, perfurações e arranhados.

(C) HEMORRAGIAS (    ) sintomas e sinais como tonturas, enjoos, dor de cabeça, pele seca e quente, rosto avermelhado, febre alta, pulso rápido e respiração difícil.

educação fisica (1) - FAESP(D) FERIMENTOS      (    ) A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada.

 

(A) A; D; B; C       (B) B; C; D; A        (C) B; C; A; D        (D) A; C; B; D        (E) C; B; D; A

 

4- Quais são os materiais que servem para auxiliar a retirar da água uma vítima de afogamento:

(A) Materiais que permitem que a vítima flutue, pedra, cordas, pedaços de pau, remo, etc.

(B) Materiais que permitem que a vítima flutue, ferro, cordas, pedaços de pau, remo. etc.

(C) Materiais que permitem que a vítima flutue, papel, cordas, pedaços de pau, remo. etc.

(D) Materiais que permitem que a vítima flutue, trilho de ferro, cordas, pedaços de pau, remo. etc.

(E) Materiais que permitem que a vítima flutue, boia, cordas, pedaços de pau, remo. etc.

 

5- Qual a importância em ter o conhecimento de primeiros socorros para você?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom Trabalho!


 

 

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Aluno (a):

Serie: 1ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

Origem do Handebol: O handebol é um esporte coletivo que foi criado na Alemanha pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.

 

1- Como começou a ser praticado o handebol?

(A) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em quadras parecidas com de futebol de salão. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

(B) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidas com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

(C) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em piscinas parecidas com o Polo aquático. Assim como no futebol de piscina, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

(D) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em ginásios poliesportivos. Assim como no futsal, cada equipe de handebol era composta por cinco jogadores.

(E) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidas com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por cinco jogadores.

 

2- Fatos importantes da história do handebol:

(A) Nas Olimpíadas de Berlim (2016), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.

(B) Brasil foi campeão nas primeiras olimpíadas que o handebol participou.

(C) O Handebol fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936

(D) No ano de 2020, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.

(E) Em 1886, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.

 

3- O handebol começou a ser praticado no Brasil por que estado brasileiro?

educação fisica (1) - FAESP

(A) Tocantins

(B) Rio de Janeiro

(C) Maranhão

(D) São Paulo

(E) Minas Gerais

 

4- Sobre a quadra de handebol é correto afirmar:

(A) Ela tem 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.

(B) Ela tem 20 metros de comprimento por 40 metros de largura.

(C) Ela tem 200 metros de comprimento por 400 metros de largura.

(D) Ela tem 30 metros de comprimento por 15 metros de largura.

(E) Ela tem 400 metros de comprimento por 200 metros de largura.

 

5- Em que país começou a ser jogado o Handebol?

(A) Alemanha

(B) Brasil

(C) Uruguai

(D) Estados Unidos

(E) China

 

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Serie: 2ª                                 

Turma:                                   

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Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1- Como podemos definir a hipertrofia muscular? Marque apenas uma alternativa.

(A) A diminuição transversa do músculo, consequentemente a diminuição da massa muscular.

(B) É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.

(C) É a diminuição na secção transversa do músculo, ou seja, diminui no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes.

(D) Responsável pelo crescimento do corpo humano, a falte de hipertrofia provoca a diminuição da estatura das pessoas.

(E) A hipertrofia muscular está relacionada com a glutonaria, ato desenfreado de comer.

 

2- Que alternativa abaixo representa Potência muscular? Marque apenas uma alternativa.

(A) Potência muscular não existe no ser humano, ela está representada somente na estrutura dos animais quadrupedes.

(B) E a combinação existente entre o aspecto interno e externo, dependendo unicamente da natureza.

(C) É a combinação entre a velocidade e a força. Quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada.

(D) É a utilização dos músculos em relaxamento e descanso, só assim podemos medir a potência muscular.

(E) A potência muscular não pode ser determinada com um único movimento (como nos levantamentos de peso) muito menos com uma série de movimentos aeróbios, utilizando um pequeno número de movimentos repetitivos.

 

3- Os exercícios podem ser divididos em:

(A) Exercícios fracos ou Exercícios fortes.

(B) Exercícios aeróbicos ou Exercícios anaeróbicos

(C) Exercícios aeróbicos ou Exercícios fracos.

(D) Exercícios fortes ou Exercícios anaeróbicos

(E) Exercícios aéreo ou Exercícios de solo.

 

4- Escreva o que você entendeu sobre exercícios aeróbicos?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

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Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

2- O Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Basquetebol, também conhecido como:

(A) bola-ao-cesto ou cesto-bola.

(B) Bolinha e bolão.

(C) Bola na caçapa ou bola no buraco.

(D) Bola no gol, ou fora do gol.

(E) O basquete nunca foi chamado por outro nome.

 

3- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, em relação ao basquete:

(    ) O Basquete surgiu em 1891, pelo professor James Naismith do Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

(    ) De acordo com as novas regras da FIBA, a quadra deve ser de 28 metros e a largura de 15 metros.

(    ) Os principais fundamentos do basquete são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote..

(    ) Uma partida de Basquetebol é jogada com os pés e o objetivo é fazer o gol.

(A) F; F; V; V        (B) V; F; V; V        (C) V; V; V; V        (D) V; V; V; F        (E) F; F; F; V

 

4- É correto afirmar sobre o basquete:

(A) O jogo tem 5 sets sendo quatro sets de 25 pontos e o 5º set de 15 pontos

(B) O Basquetebol é um esporte coletivo jogado por duas equipes de 5 jogadores cada.

(C) O jogo tem seis atletas de cada lado da quadra.

(D) A substituição só pode ser feita com a autorização do árbitro.

(E) Pode ser praticado somente por homens, sendo proibida a participação das mulheres.

 

educação fisica (1) - FAESP5- O basquete surgiu em que país?

(A) China.

(B) Japão.

(C) Estados Unidos.

(D) Brasil.

(E) Inglaterra.

 

6- O Basquete surgiu em 1891 pelo professor:

(A) Pelo americano James Naismith.

(B) Pelo espanhol James Naismith.

(C) Pelo brasileiro James Naismith.

(D) Pelo Chinês James Naismith.

(E) Pelo canadense James Naismith.

 

7- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

(     ) Após uma cesta convertida a reposição deve ser feita atrás da linha de fundo.

(     ) No início de cada período ou após um lance livre resultante de falta técnica, antidesportiva ou desqualificante a reposição de bola será feita no prolongamento da linha central da quadra, fora da quadra.

(     ) Cesta de um Lance Livre vale 01 ponto.

(     ) Cesta convertida na região delimitada pela linha de 3 vale 02 pontos.

(     ) Cesta convertida fora da região delimitada pela linha de 3 vale 03 pontos.

 

(A) F, F, F, F, F     (B) F, V, V , V, V     (C) V, V, V , V, V     (D) V, V, V , F, F     (E) V, F, V , F, V

 


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ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

2- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, qual a diferença entre o vôlei de quadra e o vôlei de praia:

(    ) O ambiente do vôlei de praia é aberto e sobre a areia, enquanto o ambiente do vôlei é uma quadra.

(    ) No vôlei de praia, o bloqueio é contado como um dos três toques permitidos para cada equipe.

(    ) O vôlei de praia é jogado em duplas e não há substituições, enquanto o vôlei de quadra conta com 6 jogadores em campo e 6 jogadores reserva.

(    ) Nos dois primeiros sets, as equipes trocam de lado na quadra de sete em sete pontos conquistados por qualquer uma delas.

 

(A) F; F; V; V            (B) V; F; V; V            (C) F; V; V; V            (D) V; V; V; V            (E) F; F; F; V

 

3- Qual afirmativa abaixo faz parte das regras do vôlei de praia:

(A) O saque pode ser executado em qualquer região do fundo da quadra.

(B) O saque pode ser executado em qualquer região na lateral da quadra.

(C) O saque pode ser executado com os pés em qualquer região do fundo da quadra.

educação fisica (1) - FAESP(D) O saque pode ser executado sempre pelo mesmo jogador em qualquer região do fundo da quadra.

(E) O saque não pode ser executado em qualquer região do fundo da quadra.

 

4- É correto afirmar sobre o vôlei de praia:

(A) O jogo tem 5 sets sendo quatro sets de 25 pontos e o 5º set de 15 pontos

(B) Pode ser praticado somente por homens, sendo proibido a participação de mulheres.

(C) O jogo tem seis atletas de cada lado da quadra.

(D) A substituição só pode ser feita com a autorização do árbitro.

(E) Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres.

 

5- Na sua opinião quais os benefícios para uma pessoa humana que pratica o vôlei de praia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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Serie: 2ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

 

1. Qual é o seu nome completo e a turma que você frequenta?

Nome: ______________________________________________________ Turma: ____________

 

2- O sistema de locomoção do corpo humano é composto por dois sistemas, quais são?

(A) O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor.

(B) Formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.

(C) Formado pelo sistema aquático e terrestre.

(D) Formado pela laringe e faringe.

(E) Formado pelo sistema circulatório e sistema esquelético.

 

3- Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(1)   O músculo liso

(2)   O músculo estriado cardíaco

(3)   Músculo esquelético estriado ou voluntário

 

(   ) Músculo é avermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total.

(    ) O músculo cardíaco constitui o miocárdio (músculo do coração) e apresenta contração involuntária.

(    ) O músculo é encontrado na parede de órgãos ocos, e apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente nos animais invertebrados.

 

A sequência correta entre a 2º coluna e 1º é esta:

(A) 3; 2; 1        (B) 2; 3; 1        (C) 3; 1; 2        (D) 2; 1; 3        (E) 1; 2; 3

 

4- Sobre o Sistema circulatório, marque apenas a alternativa correta:

(A) O aparelho circulatório não é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos.

(B) O sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias.

(C) O aparelho circulatório, também exerce a função de obstruir as artérias do coração.

(D) A morte do sistema circulatório inicia-se no princípio da vida fetal.

(E) Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto passando pelo coração em um período aproximado de 60 anos.

 

5- Qual a função do sistema RESPIRATÓRIO?

(A) Sistema que se encontram diferentes glândulas importantíssimas para o corpo humano. Tais glândulas possuem funções tais como o metabolismo, crescimento e função sexual.

(B) É encontrado na parede de órgãos ocos, e apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente nos animais invertebrados.

(C) controla as ações voluntárias e involuntárias do corpo humano. O sistema é divido em Sistema Nervoso Central e Periférico.

(D) Sistema responsável pela digestão dos alimentos consumidos pelo ser humano

(E) O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.

 

Bom Trabalho!

 

 

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Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.

(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na    

                           vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do

                            sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.                               

(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor

                          escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.                             

(C) A BOLA     (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,

                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e

                               osca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.                                  

(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma

                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

 

A sequência correta da coluna:

(A) A-B-C-D-E        (B) A-C-B-D-E        (C) E-A-B-C-D      (D) E-B-A-C-D      (E) E-C-B-D-A

 

2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.

(    ) Errar o saque.

(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

Sequência correta da questão:

(A) C-C-E-E-C        (B) C-C-E-C-C             (C) C-E-C-C-C             (D) C-C-C-C-C          (E) E-E-E-E-E

 

3- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:

(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.

(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.

(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.

(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

 

4-Sobre o método japonês podemos afirmar:

(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.

(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.

(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.

(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

                                      Fonte para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br

 

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ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.

(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na    

                           vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do

                            sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.                               

(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor

                          escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.                             

(C) A BOLA     (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,

                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e

                               osca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.                                  

(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma

                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

 

A sequência correta da coluna:

(A) A-B-C-D-E        (B) A-C-B-D-E        (C) E-A-B-C-D      (D) E-B-A-C-D      (E) E-C-B-D-A

 

2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.

(    ) Errar o saque.

(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

Sequência correta da questão:

(A) C-C-E-E-C        (B) C-C-E-C-C             (C) C-E-C-C-C             (D) C-C-C-C-C          (E) E-E-E-E-E

 

3- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:

(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.

(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.

(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.

(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

 

4-Sobre o método japonês podemos afirmar:

(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.

(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.

(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.

(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

                                      Fonte para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br

 

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ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.

(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na    

                           vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do

                            sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.                               

(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor

                          escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.                             

(C) A BOLA     (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,

                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e

                               osca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.                                  

(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma

                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

 

A sequência correta da coluna:

(A) A-B-C-D-E        (B) A-C-B-D-E        (C) E-A-B-C-D      (D) E-B-A-C-D      (E) E-C-B-D-A

 

2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.

(    ) Errar o saque.

(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

Sequência correta da questão:

(A) C-C-E-E-C        (B) C-C-E-C-C             (C) C-E-C-C-C             (D) C-C-C-C-C          (E) E-E-E-E-E

 

3- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:

(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.

(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.

(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.

(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

 

4-Sobre o método japonês podemos afirmar:

(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.

(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.

(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.

(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

                                      Fonte para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br

 

Bom Trabalho!

  

Centro de Ensino Médio Castro Alves

cemcastroalves@ue.seduc.to.gov.br

Fones: 3218-6240/3218-6241/3218-6266/3218-6267

PROJETO TUTORIA

educação fisica (1) - FAESP

Aluno (a):

Serie: 3ª                                 

Turma:                                   

Turno:       Matutino         Vespertino

Disciplina: Ed. Física                                                  Professor: Márcio Ricardo

ATENÇÃO: Responda a atividade no próprio material. Aproveite e capriche. Não esqueça de preencher todo o cabeçalho. Caso a folha não seja suficiente para as respostas, pode ser anexada uma outra folha (A4 ou caderno), mas não esqueça de grampear e colocar o nome e a turma, também nessa folha.

1-Associe as colunas com suas respectivas respostas.

(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na    

                           vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do

                            sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.                               

(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor

                          escura e fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.                             

(C) A BOLA     (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,

                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.

(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e

                               osca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.                                  

(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma

                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

 

A sequência correta da coluna:

(A) A-B-C-D-E        (B) A-C-B-D-E        (C) E-A-B-C-D      (D) E-B-A-C-D      (E) E-C-B-D-A

 

2- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.

(    ) Errar o saque.

(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.

(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

 

Sequência correta da questão:

(A) C-C-E-E-C        (B) C-C-E-C-C             (C) C-E-C-C-C             (D) C-C-C-C-C          (E) E-E-E-E-E

 

3- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:

(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.

(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.

(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.

(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

 

4-Sobre o método japonês podemos afirmar:

(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.

(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.

(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.

(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

                                      Fonte para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br

 

Bom Trabalho!

 V


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