1º SÉRIE ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
* CONCEITO DE ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA (EM13LGG501) Selecionar e
utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir
socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações
construtivas, éticas e de respeito às diferenças.
* A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL (EM13LGG503) Praticar,
significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
* IMAGEM CORPORAL E DISTÚRBIO DE IMAGEM (EM13LGG303) Debater questões
polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões
manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e
intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o
bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global.
* JOGOS E BRINCADEIRAS (EM13LGG602) Fruir e apreciar
esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a
sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
* BRINCADEIRA COMO UMA INVENÇÃO HUMANA (EM13LGG503) Praticar, significar
e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento,
autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (EM13LGG503) Praticar, significar
e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento,
autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* DESVIOS COMPORTAMENTAIS: ANOREXIA, BULIMIA, VIGOREXIA, ESTEROIDES
E ANABOLIZANTES. (EM13LGG303)
Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes
argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições,
formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas,
que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
2º BIMESTRE
* NUTRIÇÃO: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, GORDURAS, FIBRAS E VITAMINAS. (EM13LGG503) Praticar, significar
e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento,
autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* ATLETISMO: CORRIDAS RASAS E DE FUNDO; SALTOS EM DISTÂNCIA E EM
ALTURA; ARREMESSOS.
(EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
* PRINCIPAIS PROVAS OLÍMPICAS E CAMPEÕES OLÍMPICOS (EM13LGG503) Praticar, significar
e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento,
autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* REGRAS OFICIAIS. (EM13LGG503) Praticar, significar
e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento,
autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* TREINAMENTO INTERVALADO (EM13LGG604) Relacionar as
práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões
da vida social, cultural, política, histórica e econômica.
3º BIMESTRE
* DIABETES: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO. (EM13LGG303) Debater questões
polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões
manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e
intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o
bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global.
* VÔLEI DE QUADRA: IDENTIFICAR ELEMENTOS TÉCNICOS, SISTEMAS TÁTICOS
INDIVIDUAIS E COLETIVOS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a
cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e
construção de laços sociais em seus projetos de vida.
* EVOLUÇÃO DO VÔLEI E ATUALIDADE, REGRAS OFICIAIS. (EM13LGG503) Praticar,
significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
* VÔLEI INCLUSIVO (VÔLEI SENTADO) (EM13LGG503) Praticar,
significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
4º BIMESTRE
* NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS: LESÕES NO ESPORTE. (EM13LGG501) Selecionar e
utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente
em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas,
éticas e de respeito às diferenças.
* HANDEBOL: IDENTIFICAR ELEMENTOS TÉCNICOS, SISTEMAS TÁTICOS
INDIVIDUAIS E COLETIVOS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a
cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e
construção de laços sociais em seus projetos de vida.
*
SISTEMA DE JOGO, EVOLUÇÃO E ATUALIDADE. (EM13LGG503) Praticar,
significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
* REGRAS
OFICIAIS (EM13LGG503)
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
* JOGOS COOPERATIVOS/ INCLUSÃO (EM13LGG503) Praticar,
significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de
autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de
vida.
METODOLOGIA
* As abordagens
metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos
desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim
como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e
criadores do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras:
* Abordagem
Atividade Física para promoção da saúde.
* Abordagem
construtivista-interacionista.
* Abordagem
desenvolvimentista,
* Abordagem
Educação física Plural.
* Conteúdo
apresentado em Datashow
* Conteúdo
desenvolvido no Blog:
* Aulas práticas
* Jogos, Grandes
Jogo e Estafetas
AVALIAÇÃO
* Prova online no
Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br
* Teste
* Trabalho
* Participação
* Recuperação
paralela
RECURSOS
PEDAGÓGICOS
* Sala de aula:
Quadro branco; pincéis; projetor e notebook; Internet; Celular; Blog
esportecastroalves.blogspot.com.
* Quadra: Futsal;
Vôlei, Tênis de Mesa
* Bolas e raquete
de Tênis de Mesa, Bola de Futsal e Vôlei; Redes, fitas e outros.
BIBLIOGRAFIA
ARMSTRONG, N. (1998). O papel da
escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João
Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida
saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF.
AWAD, HANI(organizador) – Educação
Física Escolar: múltiplos caminhos,
Jundiaí, SP, Fontoura, 2010.
AZEVEDO, E. S. (2001). O agir
pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do
estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de
Santa Catarina, Centro de Desportos.
AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V.
(2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico
federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da UEM.
Maringá, 13 (1), 129-139.
BRACHT, V. (2000). Esporte na
Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12),14-24.
DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L. H.;
RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.; SANCHES
NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006). Educação
física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Editora
Mackenzie.
FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação
como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003.
GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO;
Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre,
Ufrgs,2004.
KOCH, KARL – Pequenos jogos
esportivos, Barueri-SP, Manole,2005.
KUNZ, E. (1996). Transformação
didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí.
KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS,
COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos
esportivos, São Paulo, Phorte,2002.
NAHAS, M. V. (2001). Atividade
Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de
Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina.
NEIRA, M. G. (2009). Programas de
educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção.
Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66.
OLIVEIRA, A. A. B. (2004).
Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org).
Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.
PAES, ROBERTO RODRIGUES – Pedagogia
do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara
Koogan,2009.
TUBINO, MANUEL GOMES; MACEDO, MAURO
MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes, Rio de Janeiro,
Shape, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário