sexta-feira, 6 de junho de 2025

1º SÉRIE ENSINO MÉDIO PLANO DE CURSO

 1º SÉRIE ENSINO MÉDIO

1º BIMESTRE

* CONCEITO DE ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA (EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

* A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* IMAGEM CORPORAL E DISTÚRBIO DE IMAGEM (EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

* JOGOS E BRINCADEIRAS (EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

* BRINCADEIRA COMO UMA INVENÇÃO HUMANA (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* DESVIOS COMPORTAMENTAIS: ANOREXIA, BULIMIA, VIGOREXIA, ESTEROIDES E ANABOLIZANTES. (EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

 

2º BIMESTRE

* NUTRIÇÃO: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, GORDURAS, FIBRAS E VITAMINAS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* ATLETISMO: CORRIDAS RASAS E DE FUNDO; SALTOS EM DISTÂNCIA E EM ALTURA; ARREMESSOS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* PRINCIPAIS PROVAS OLÍMPICAS E CAMPEÕES OLÍMPICOS (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* REGRAS OFICIAIS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* TREINAMENTO INTERVALADO (EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.

 

3º BIMESTRE

* DIABETES: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO. (EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

* VÔLEI DE QUADRA: IDENTIFICAR ELEMENTOS TÉCNICOS, SISTEMAS TÁTICOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* EVOLUÇÃO DO VÔLEI E ATUALIDADE, REGRAS OFICIAIS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* VÔLEI INCLUSIVO (VÔLEI SENTADO) (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

4º BIMESTRE

* NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS: LESÕES NO ESPORTE. (EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

* HANDEBOL: IDENTIFICAR ELEMENTOS TÉCNICOS, SISTEMAS TÁTICOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

* SISTEMA DE JOGO, EVOLUÇÃO E ATUALIDADE. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

* REGRAS OFICIAIS (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

* JOGOS COOPERATIVOS/ INCLUSÃO (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

 

METODOLOGIA

* As abordagens metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras:

* Abordagem Atividade Física para promoção da saúde.

* Abordagem construtivista-interacionista.

* Abordagem desenvolvimentista,

* Abordagem Educação física Plural.   

* Conteúdo apresentado em Datashow

* Conteúdo desenvolvido no Blog:

* Aulas práticas

* Jogos, Grandes Jogo e Estafetas

AVALIAÇÃO

* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br

* Teste

* Trabalho

* Participação

* Recuperação paralela

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

* Sala de aula: Quadro branco; pincéis; projetor e notebook; Internet; Celular; Blog esportecastroalves.blogspot.com.

* Quadra: Futsal; Vôlei, Tênis de Mesa

* Bolas e raquete de Tênis de Mesa, Bola de Futsal e Vôlei; Redes, fitas e outros.

 

BIBLIOGRAFIA

ARMSTRONG, N. (1998). O papel da escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF.

AWAD, HANI(organizador) – Educação Física Escolar: múltiplos    caminhos, Jundiaí, SP, Fontoura, 2010.

AZEVEDO, E. S. (2001). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. 

AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V. (2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da UEM. Maringá, 13 (1), 129-139.

BRACHT, V. (2000). Esporte na Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12),14-24.

DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L. H.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.; SANCHES NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006). Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Editora Mackenzie.

FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003.

GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO; Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre, Ufrgs,2004.

KOCH, KARL – Pequenos jogos esportivos, Barueri-SP, Manole,2005.

KUNZ, E. (1996). Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí.

KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS, COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos esportivos, São Paulo, Phorte,2002.

NAHAS, M. V. (2001). Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina.

NEIRA, M. G. (2009). Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção. Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66. 

OLIVEIRA, A. A. B. (2004). Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org). Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.

PAES, ROBERTO RODRIGUES – Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2009.

TUBINO, MANUEL GOMES; MACEDO, MAURO MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes, Rio de Janeiro, Shape, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário