Conteúdo /Programa |
1º BIMESTRE * Hipertensão arterial: Causas sintomas
e tratamentos. * Musculação: Força e
resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e
anaeróbicos. * Testes motores: Força,
velocidade e agilidade. 2º BIMESTRE * Ginástica Formativa –
Corretiva – Compensação: Prevenção; Hábitos posturais. * Vôlei de praia: Identificar
elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. * Sistema de jogo * Evolução e atualidade. * Regras oficiais 3º BIMESTRE * Esportes: Mídia e Capitalismo * Basquete: Identificar
elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. * Sistema de jogo * Evolução e atualidade. * Regras oficiais 4º BIMESTRE * Corpo humano – Anatomia * Conhecimento básico de
anatomia e fisiologia – Exercício Físico * Sistema esquelético e articulações:
Movimentos realizados durante as práticas corporais. * Jogos olímpicos |
Metodologias: |
* As abordagens metodológicas
que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis,
coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como
criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores
do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras: * Abordagem Atividade Física
para promoção da saúde. * Abordagem
construtivista-interacionista. * Abordagem desenvolvimentista, * Abordagem Educação física
Plural. * Conteúdo apresentado em
Datashow * Conteúdo desenvolvido no
Blog: * Aulas práticas * Jogos * Grandes Jogos * Estafetas |
Avaliação: |
* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br * Teste * Trabalho * Participação * Recuperação paralela |
Bibliografia: |
ARMSTRONG, N. (1998). O papel
da escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João
Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida
saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF. AWAD, HANI(organizador) –
Educação Física Escolar: múltiplos
caminhos, Jundiaí, SP, Fontoura, 2010. AZEVEDO, E. S. (2001). O agir
pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do
estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de
Santa Catarina, Centro de Desportos. AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V.
(2001). Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. In:
Shigunov, V. & Shigunov Neto, A. (Orgs.) A formação profissional e a
prática pedagógica (pp.77-94). Londrina: Midiograf. AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V.
(2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino
técnico federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da
UEM. Maringá, 13 (1), 129-139. AZEVEDO, E. S.; SILVA, A. N.;
LIMA, C. F.; GONÇALVES, T. B. P.; PEREIRA, B. O.; BETTI, M. (2002). Educação
Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de
Educação Física e Esporte. São Paulo, 1, (1), 73-81. BRACHT, V. (2000). Esporte na
Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4
(12),14-24. COOPER, K. H. (1987). Correndo
sem medo. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica. CRUM, B. (1993). A crise de
identidade de Educação Física ensinar ou não Ser, eis a questão. Boletim da
Sociedade Portuguesa de Educação Física, (7/8), 133-148. DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L.
H.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.;
SANCHES NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006).
Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo:
Editora Mackenzie. FERRETI, P. & FERRETI, P.
(2008). As regras e características de todos os desportos. Rio de Mouro:
Everest Editora lda. FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação
como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003. GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO;
Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto
Alegre, Ufrgs,2004. KOCH, KARL – Pequenos jogos
esportivos, Barueri-SP, Manole,2005. KUNZ, E. (1996). Transformação
didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí. KUNZ, E. (2000). Esporte: uma
abordagem com a fenomenologia. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12), 1-13.
KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS,
COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos
jogos esportivos, São Paulo, Phorte,2002. MORROW JR, JAMES R.: Medida e
Avaliação do desempenho humano, Porto Alegre, Artmed,2003. NAHAS, M. V. (2001). Atividade
Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de
Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina. NEIRA, M. G. (2009). Programas
de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento &
Percepção. Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66. OLIVEIRA, A. A. B. (2004).
Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org).
Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.
PAES, ROBERTO RODRIGUES –
Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro,
Guanabara Koogan,2009. SINGER, R. N & WALTER, D.
Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS. TUBINO, MANUEL GOMES;
MACEDO,MAURO MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes,
Rio de Janeiro, Shape, 2005. XAVIER, T. P. Métodos de Ensino
em Educação Física. Ed manole Ltda, 1986, São Paulo SP. HABILIDADES: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos
de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados
nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade. (EM13LGG204) Negociar sentidos e produzir
entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e
verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de
equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos. (EM13LGG301) Participar de processos de produção
individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e
verbais), levando em conta seus funcionamentos, para produzir sentidos em
diferentes contextos. (EM13LGG303) Debater questões polêmicas de
relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados,
para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar
decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os
Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global. (EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos
corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em
práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas,
éticas e de respeito às diferenças. (EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos,
estereótipos e relações de poder subjacentes às práticas e discursos verbais
e imagéticos na apreciação e produção das práticas da cultura corporal de
movimento. (EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a
cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e
construção de laços sociais em seus projetos de vida. (EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico
e da cultura corporal de movimento de diferentes tempos e lugares,
compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de disputa por
legitimidade. (EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim
como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a
imaginação e a criatividade. (EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e
da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica e econômica. (EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da
informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e
funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a
práticas de linguagem em diferentes contextos. (EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias
digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas
práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção,
compreensão e produção de discursos em ambiente digital. (EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens,
mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa
e projetos autorais em ambientes digitais. (EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de
processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos
novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede. |
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