sexta-feira, 6 de junho de 2025

PLANO DE CURSO ANUAL 2ª SÉRIE

 

PLANO DE CURSO ANUAL 2ª SÉRIE

Conteúdo /Programa

1º BIMESTRE      

* Hipertensão arterial: Causas sintomas e tratamentos.

* Musculação: Força e resistência muscular; hipertrofia muscular; exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

* Testes motores: Força, velocidade e agilidade.

 

2º BIMESTRE      

* Ginástica Formativa – Corretiva – Compensação: Prevenção; Hábitos posturais.

* Vôlei de praia: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais

 

3º BIMESTRE

* Esportes: Mídia e Capitalismo

* Basquete: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais

 

4º BIMESTRE      

* Corpo humano – Anatomia

* Conhecimento básico de anatomia e fisiologia – Exercício Físico

* Sistema esquelético e articulações: Movimentos realizados durante as práticas corporais.

* Jogos olímpicos

Metodologias:

* As abordagens metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras:

* Abordagem Atividade Física para promoção da saúde.

* Abordagem construtivista-interacionista.

* Abordagem desenvolvimentista,

* Abordagem Educação física Plural.   

* Conteúdo apresentado em Datashow

* Conteúdo desenvolvido no Blog:

* Aulas práticas

* Jogos

* Grandes Jogos

* Estafetas

Avaliação:

* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br

* Teste

* Trabalho

* Participação

* Recuperação paralela

Bibliografia:

ARMSTRONG, N. (1998). O papel da escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF.

AWAD, HANI(organizador) – Educação Física Escolar: múltiplos    caminhos, Jundiaí, SP, Fontoura, 2010.

AZEVEDO, E. S. (2001). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. 

AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V. (2001). Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. In: Shigunov, V. & Shigunov Neto, A. (Orgs.) A formação profissional e a prática pedagógica (pp.77-94). Londrina: Midiograf.

AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V. (2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da UEM. Maringá, 13 (1), 129-139.

AZEVEDO, E. S.; SILVA, A. N.; LIMA, C. F.; GONÇALVES, T. B. P.; PEREIRA, B. O.;

BETTI, M. (2002). Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 1, (1), 73-81.

BRACHT, V. (2000). Esporte na Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12),14-24.

COOPER, K. H. (1987). Correndo sem medo. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica.

CRUM, B. (1993). A crise de identidade de Educação Física ensinar ou não Ser, eis a questão. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, (7/8), 133-148.

DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L. H.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.; SANCHES NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006). Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Editora Mackenzie.

FERRETI, P. & FERRETI, P. (2008). As regras e características de todos os desportos. Rio de Mouro: Everest Editora lda. 

FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003.

GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO; Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre, Ufrgs,2004.

KOCH, KARL – Pequenos jogos esportivos, Barueri-SP, Manole,2005.

KUNZ, E. (1996). Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí.

KUNZ, E. (2000). Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12), 1-13.

KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS, COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos esportivos, São Paulo, Phorte,2002.

MORROW JR, JAMES R.: Medida e Avaliação do desempenho humano, Porto Alegre, Artmed,2003.

NAHAS, M. V. (2001). Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina.

NEIRA, M. G. (2009). Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção. Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66. 

OLIVEIRA, A. A. B. (2004). Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org). Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.

PAES, ROBERTO RODRIGUES – Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2009.

SINGER, R. N & WALTER, D. Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS.

TUBINO, MANUEL GOMES; MACEDO,MAURO MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes, Rio de Janeiro, Shape, 2005.

XAVIER, T. P. Métodos de Ensino em Educação Física. Ed manole Ltda, 1986, São Paulo SP.

 

HABILIDADES:

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade.

(EM13LGG204) Negociar sentidos e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões manifestados, para negociar e sustentar posições, formular propostas, e intervir e tomar decisões democraticamente sustentadas, que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

(EM13LGG501) Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.

(EM13LGG502) Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das práticas da cultura corporal de movimento.

(EM13LGG503) Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.

(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico e da cultura corporal de movimento de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de disputa por legitimidade.

(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.

(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

 

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