sexta-feira, 6 de junho de 2025

PLANO DE CURSO 3º SÉRIE - ANUAL

 

PLANO DE CURSO 3º SÉRIE - ANUAL

Conteúdo /Programa

1º BIMESTRE      

* Ginástica de academia: Noções de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico.

* Tênis de mesa: Identificar elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais.

 

2º BIMESTRE

* Movimento e Qualidade de vida: Hábitos saudáveis relacionados a prática de atividades físicas; envelhecimento saudável; e práticas corporais; respeito e dignidade.

* Futsal: Elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos.

* Sistema de jogo

* Evolução e atualidade.

* Regras oficiais.

 

3º BIMESTRE

* Atividades rítmicas e expressivas: Atividades que tenham a intenção de expressar e comunicar através dos gestos corporais e estímulos sonoros; Ritmos com movimentos complexos.

* Danças Populares

* Sedentarismo X Exercício Físico: Benefícios da prática de atividade física regular; prevenção da obesidade; combate ao estresse e à depressão; redução de risco de morte por infarto ou derrame.

 

4º BIMESTRE

* O esporte como forma de inclusão

* Esporte Paralímpicos; História e evolução.

* Xadrez: peças do jogo; noções de regras; movimento das peças.

* Jogo cooperativo – Inclusão

* Desportos Opcionais: Badminton; Ciclismo

Metodologias:

* As abordagens metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras:

* Abordagem Atividade Física para promoção da saúde.

* Abordagem construtivista-interacionista.

* Abordagem desenvolvimentista,

* Abordagem Educação física Plural.   

* Conteúdo apresentado em Datashow

* Conteúdo desenvolvido no Blog:

* Aulas práticas

* Jogos

* Grandes Jogos

* Estafetas

Avaliação:

* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br

* Teste

* Trabalho

* Participação

* Recuperação paralela

Bibliografia:

ARMSTRONG, N. (1998). O papel da escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF.

AWAD, HANI(organizador) – Educação Física Escolar: múltiplos    caminhos, Jundiaí, SP, Fontoura, 2010.

AZEVEDO, E. S. (2001). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. 

AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V. (2001). Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. In: Shigunov, V. & Shigunov Neto, A. (Orgs.) A formação profissional e a prática pedagógica (pp.77-94). Londrina: Midiograf.

AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V. (2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da UEM. Maringá, 13 (1), 129-139.

AZEVEDO, E. S.; SILVA, A. N.; LIMA, C. F.; GONÇALVES, T. B. P.; PEREIRA, B. O.;

BETTI, M. (2002). Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 1, (1), 73-81.

BRACHT, V. (2000). Esporte na Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12),14-24.

COOPER, K. H. (1987). Correndo sem medo. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica.

CRUM, B. (1993). A crise de identidade de Educação Física ensinar ou não Ser, eis a questão. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, (7/8), 133-148.

DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L. H.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.; SANCHES NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006). Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Editora Mackenzie.

FERRETI, P. & FERRETI, P. (2008). As regras e características de todos os desportos. Rio de Mouro: Everest Editora lda. 

FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003.

GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO; Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre, Ufrgs,2004.

KOCH, KARL – Pequenos jogos esportivos, Barueri-SP, Manole,2005.

KUNZ, E. (1996). Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí.

KUNZ, E. (2000). Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12), 1-13.

KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS, COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos esportivos, São Paulo, Phorte,2002.

MORROW JR, JAMES R.: Medida e Avaliação do desempenho humano, Porto Alegre, Artmed,2003.

NAHAS, M. V. (2001). Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina.

NEIRA, M. G. (2009). Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção. Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66. 

OLIVEIRA, A. A. B. (2004). Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org). Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.

PAES, ROBERTO RODRIGUES – Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2009.

SINGER, R. N & WALTER, D. Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS.

TUBINO, MANUEL GOMES; MACEDO,MAURO MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes, Rio de Janeiro, Shape, 2005.

XAVIER, T. P. Métodos de Ensino em Educação Física. Ed manole Ltda, 1986, São Paulo SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário