PLANO
DE CURSO 3º SÉRIE - ANUAL
Conteúdo /Programa |
1º BIMESTRE * Ginástica de academia: Noções
de treinamento funcional; prevenção de doenças através do exercício físico. * Tênis de mesa: Identificar
elementos técnicos, sistemas táticos individuais e coletivos. * Sistema de jogo * Evolução e atualidade. * Regras oficiais. 2º BIMESTRE * Movimento e Qualidade de
vida: Hábitos saudáveis relacionados a prática de atividades físicas;
envelhecimento saudável; e práticas corporais; respeito e dignidade. * Futsal: Elementos técnicos,
sistemas táticos individuais e coletivos. * Sistema de jogo * Evolução e atualidade. * Regras oficiais. 3º BIMESTRE * Atividades rítmicas e
expressivas: Atividades que tenham a intenção de expressar e comunicar
através dos gestos corporais e estímulos sonoros; Ritmos com movimentos
complexos. * Danças Populares * Sedentarismo X Exercício
Físico: Benefícios da prática de atividade física regular; prevenção da
obesidade; combate ao estresse e à depressão; redução de risco de morte por
infarto ou derrame. 4º BIMESTRE * O esporte como forma de
inclusão * Esporte Paralímpicos;
História e evolução. * Xadrez: peças do jogo; noções
de regras; movimento das peças. * Jogo cooperativo – Inclusão * Desportos Opcionais:
Badminton; Ciclismo |
Metodologias: |
* As abordagens metodológicas
que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis,
coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como
criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores
do seu próprio desenvolvimento. Abordagens metodológicas norteadoras: * Abordagem Atividade Física
para promoção da saúde. * Abordagem
construtivista-interacionista. * Abordagem desenvolvimentista, * Abordagem Educação física
Plural. * Conteúdo apresentado em
Datashow * Conteúdo desenvolvido no
Blog: * Aulas práticas * Jogos * Grandes Jogos * Estafetas |
Avaliação: |
* Prova online no Blog:
esportecastroalves.blogspot.com.br * Teste * Trabalho * Participação * Recuperação paralela |
Bibliografia: |
ARMSTRONG, N. (1998). O papel
da escola na promoção de estilos de vida activo. IN Leonardo Rocha & João
Barata (Coords). O papel da Educação Física na promoção de estilos de vida
saudáveis (pp.3-18). Lisboa: SPEF. AWAD, HANI(organizador) –
Educação Física Escolar: múltiplos
caminhos, Jundiaí, SP, Fontoura, 2010. AZEVEDO, E. S. (2001). O agir
pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do
estado do rio grande do sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de
Santa Catarina, Centro de Desportos. AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V.
(2001). Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. In:
Shigunov, V. & Shigunov Neto, A. (Orgs.) A formação profissional e a
prática pedagógica (pp.77-94). Londrina: Midiograf. AZEVEDO, E. S. E SHIGUNOV, V.
(2002). O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino
técnico federal do estado do rio grande do sul. Revista da Educação Física da
UEM. Maringá, 13 (1), 129-139. AZEVEDO, E. S.; SILVA, A. N.;
LIMA, C. F.; GONÇALVES, T. B. P.; PEREIRA, B. O.; BETTI, M. (2002). Educação
Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de
Educação Física e Esporte. São Paulo, 1, (1), 73-81. BRACHT, V. (2000). Esporte na
Escola e Esporte de rendimento. Revista Movimento. Porto Alegre, 4
(12),14-24. COOPER, K. H. (1987). Correndo
sem medo. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica. CRUM, B. (1993). A crise de
identidade de Educação Física ensinar ou não Ser, eis a questão. Boletim da
Sociedade Portuguesa de Educação Física, (7/8), 133-148. DARIDO, S. C.; RODRIGUES, L.
H.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA E SILVA, E. V.;
SANCHES NETO, L.; RANGEL, I. C. A.; PONTES, G. H. & CUNHA, F. (2006).
Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo:
Editora Mackenzie. FERRETI, P. & FERRETI, P.
(2008). As regras e características de todos os desportos. Rio de Mouro:
Everest Editora lda. FREIRE, JOÃO BATISTA – Educação
como prática corporal, São Paulo, Sipione, 2003. GAYA, ADROALDO; MARQUESANTÔNIO;
Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto
Alegre, Ufrgs,2004. KOCH, KARL – Pequenos jogos
esportivos, Barueri-SP, Manole,2005. KUNZ, E. (1996). Transformação
didático-pedagógica do Esporte. Ijuí, Unijuí. KUNZ, E. (2000). Esporte: uma
abordagem com a fenomenologia. Revista Movimento. Porto Alegre, 4 (12), 1-13.
KROGER, CRISTIAN ROTH KLAUS,
COLABORAÇÃO: DANIEL MEMMERT – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos
jogos esportivos, São Paulo, Phorte,2002. MORROW JR, JAMES R.: Medida e
Avaliação do desempenho humano, Porto Alegre, Artmed,2003. NAHAS, M. V. (2001). Atividade
Física, Saúde e Qualidade de Vida – Conceitos e Sugestões para um Estilo de
Vida Ativo. Ed. Midiograf, Londrina. NEIRA, M. G. (2009). Programas
de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento &
Percepção. Espírito Santo dos Pinhais, 10 (14), 59-66. OLIVEIRA, A. A. B. (2004).
Planejando a Educação Física Escolar. In: José Luis Lopes Vieira (org).
Educação Física e Esportes: estudos e proposições (pp.25-55). Maringá: EDUEM.
PAES, ROBERTO RODRIGUES –
Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro,
Guanabara Koogan,2009. SINGER, R. N & WALTER, D.
Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS. TUBINO, MANUEL GOMES;
MACEDO,MAURO MORAIS – Qualidades Físicas na Educação Física e nos Esportes,
Rio de Janeiro, Shape, 2005. XAVIER, T. P. Métodos de Ensino
em Educação Física. Ed manole Ltda, 1986, São Paulo SP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário